As bicicletas de Bellevile é uma animação Francesa dirigida por Sylvain Chomet e produzida em 2002 e conta. A história de Champion, um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano e chamada Belleville.
O filme em toda sua extensão se assemelha a vários movimentos e épocas do cinema, dos quais o espectador passa a ficar um tanto quanto confuso quanto à verdadeira construção do Mesmo, ou ciente das diversas referências contidas.
O filme tem uma grande construção musical, Logo na primeira cena temos uma impressão de que o filme é um musical (Nova Hollywood), uma tela envelhecida e com Ruídos Mostra pessoas entrando Em um teatro para ver a apresentação das trigêmeas de Belleville, Durante a apresentação pessoas saem dos seus lugares e passam a interagir com a música, como se tudo aquilo fizesse parte de outro filme, o que é entendido na cena seguinte, onde tudo que foi mostrado era apenas um programa que era exibido na TV (um recorte dentro de outro recorte), a câmera sai daquele recorte e se transporta para fora onde o personagem assiste o mesmo.
A intenção musical do filme passa a ser mais destacada, graças ao fato de o filme se apresentar quase que inteiramente mudo. Apenas os personagens secundários ou narradores falam durante o filme. É percebido durante o filme apenas duas ou três falas dos personagens Principais, o que demonstra um excelente trabalho Neorealista, onde é Deixando claros os sentimentos dos personagens E até mesmo do que se acontece No Filme, como em uma das primeiras cenas que narra o fascínio do menino pelas bicicletas, ou a cena da solidão sentida pelo cachorro Bruno.
Outro excelente e bem claro trabalho Neorealista é o movimento das câmeras na animação, câmeras quase sempre fixas apenas deslizando como na cena dos seguranças entrando no auditório e na cena inicial de apresentação do filme onde mostra o letreiro do teatro e todo o imenso prédio até seu piso.
O Surrealismo passa a ser um tema bastante presente na animação, principalmente quando falamos do personagem Bruno, que constantemente tem sonhos um tanto quanto, fora do comum, (Personagem Champion representa o papel de um cavalo puxando um trator em um corredor).
Também é claramente mostrado no filme, dependendo da interpretação do espectador, uma possível desconstrução da cena (Surrealismo), o filme termina da mesma maneira que começou, com a mesma fala e local onde os personagens estão porem em épocas diferentes.
Cenas clássicas herdadas do Western compõem o filme como a transformação de um personagem comum (velhinha, e cachorro) num herói a partir do momento em que resolvem salvar o neto, e também, ao fim do filme com o tiroteio final e cena de ação constante. É extremamente importante destacar a cena final do filme onde o espectador acredita ter que o filme acabou e neste momento existe a quebra da quarta parede, onde a cena escurece e um dos personagens fala ao espectador sobre o final do filme. O fato de a cena estar escura e apenas a voz do personagem perguntando, faz com que tenhamos a impressão da pergunta ser feita para nós mesmos, como se interagissem conosco.